31 de Março de 2008

Campeonato brasileiro de gateball de idosos

Com o tempo ligeiramente nublado, porém sem chuva e temperatura agradável, desenvolveu-se, no dia 16 de março, a 24ª edição do Campeonato Brasileiro de Idosos, promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil.
     Atletas de diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas, Paraná ocupavam, desde cedo, os recintos do Estádio de gateball da União, sito à Avenida Leonardo da Vinci, 1551, Vila Guarani, em São Paulo.  Participaram, no total, 98 equipes, sendo 50 da categoria tsuru (acima de 70 anos),  22 de kame (acima de 75 anos) e 26 de kotobuki (acima de 80 anos).
     O evento contou com a presença de autoridades convidadas, entre outras, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá,  Elzo Sigueta, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, Sadao Onishi, vice-presidente da Beneficência nipo-brasileira de São Paulo, Hiroyuki Minami, vereador e secretário de Planejamento e Tecnologia de Informação de São Bernardo do Campo, vereador Aurélio Nomura, Carlos Takahashi, chefe de gabinete do titular da Secretaria  de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, Orídio Shimizu, diretor superintendente do Banco Real,  Masao Suzuki, representante da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun e Minor Yasuda, representante do deputado federal Walter Ihoshi e vereadores Aurélio Nomura e Jooji Hato.
     A cerimônia de abertura, conduzida pelo vice-presidente da União, Seizi Oga, teve sequência de praxe, com a entrada de atletas e membros de arbitragem no campo, declaração de abertura feita pelo vice-presidente Nicolau Hirata, um minuto de silêncio, execução do Hino Nacional,  devolução de taças transitórias pelos vencedores do ano de 2007, nas três categorias, e saudação do presidente Toru Hondo e algumas autoridades. Seguiram-se as recomendações sobre arbitragens e apresentação do esquema de jogos feitas, respectivamente, pelos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori.  O juramento foi feito pelo atleta Akira Kawashima de Piedade, representando todos os demais.
     Procedeu-se também, durante a cerimônia, a homenagem aos mais idosos, acima de 88 anos, sendo lhes entregues certificados e troféus de honra ao mérito. Dentre os homenageados, oito possuiam acima de 90 anos e são eles: Kenji Hatai (101),  Koyei Asato (99),  Yoshimi Yoshida (96),  Toshio Nishitani (94),  Naomi Ogassawara (93),  Shigueru Wada (91), Mitsugui Shoji (91), Hatsue Shimabukuro (91).
     As competições foram desenvolvidas em 16 quadras, com quatro jogos para cada equipe, cujos resultados seguem abaixo.  Na categoria tsuru, campeão – UCEG, vice-campeão – Carrão Kyoyu,  3º lugar – Piedade,  4º lugar – Saúde,  5º lugar – Sorocaba A,  6º lugar – São José dos Campos B,  7º lugar – Itu,  8º lugar – Ibirapuera B;  na categoria kame, campeão – Pindorma,  vice-campeão – Saúde,  3º lugar – Carrão Kyoyu, 4º lugar – Butantã,  5º lugar – Casa Verde,  6º lugar – Saga A;   na categoria kotobuki,  campeão – Matilde,  vice-campeão – Saga C, 3º lugar – Paulicéia,  4º lugar – Araçatuba,  5º lugar – Ourinhos  e 6º lugar –Casa Verde.