Home Notícias Fale Conosco
Notícia
28 de Dezembro de 2007

Última mensagem do ano!

Esta é a última página de Notícias de GB, em 2007. A edição de Notícias de GB em português foi iniciada em janeiro de 2003, portanto, está completando cinco anos. Durante todo esse período, procurou-se informar  os leitores sobre os principais eventos promovidos pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, entidade que comemorou, neste ano, seu Jubileu de Prata e tem importante papel de coordenar e normatizar, oficialmente, as atividades de gateball no Brasil.
     Ainda são poucos os que acompanham essas notícias, pois a maioria dos gatebolistas as desconhece.  Entretanto, espera-se aumentar o número de leitores, intercalando notícias regionais e informações de interesse geral como, por exemplo, a respeito de arbitragem que, ultimamente, têm atraído atenção de atletas mais jovens.  
     A propósito, é de interesse da UCGB fazer intensa divulgação das regras oficiais de gateball, para que maior número possível de pessoas se habilite a exames de arbitragem, que são realizados em três etapas: terceiro grau, segundo grau e primeiro grau, cujo nível de conhecimento aumenta conforme avança do terceiro para o primeiro grau.
     Por outro lado, é sempre bom lembrar  que não basta prestar exame e obter o certificado de juiz oficial, é imprescindível que continue aprimorando os conhecimentos adquiridos, assistindo aos cursos e seminários de arbitragem e consultando  livros de regras.


      As regras de gateball, embora pareçam simples, são complexas.  É preciso ler e reler repetidamente para poder assimilar seus mínimos detalhes.
     O bom andamento dos jogos de gateball depende fundamentalmente de boa arbitragem.  Bom juiz sabe conduzir o jogo com harmonia e imparcialidade, conferindo aos jogadores tranquilidade e confiança na arbitragem, o que resulta no elevado desempenho técnico.  Bom juiz impõe respeito perante jogadores que, por sua vez, são induzidos a demonstrar disciplina e melhor comportamento (manner).
     Terminada a temporada de gateball deste ano, não haverá torneio durante algumas semanas, pois começarão logo mais as festas de Natal e de Ano novo.  É o momento de reflexão sobre tudo que aconteceu neste ano, viagens, vitórias e derrotas nos campeonatos, amizades, pequenos desentendimentos. É importante guardar somente boas lembranças e partir para o ano novo, com ânimo renovado e espírito aberto, para novas amizades.
     Feliz Natal e próspero Ano Novo!


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados