06 de Outubro de 2007

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE GATEBALL

Uma das características das competições de gateball é a composição de equipes, onde não há distinção de gêneros.  Geralmente, as equipes são mistas, havendo divisão apenas por faixas etárias.
     Os únicos campeonatos brasileiros de títulos, com separação de homens e mulheres, são o Campeonato Brasileiro de GB Feminino e o Campeonato Brasileiro de GB Masculino, promovidos  pela União dos Clubes de Gateball do Brasil. Neste ano, como nos anos anteriores, estes dois eventos ocorreram simultaneamente, nos dias 8 e 9 de setembro, no Estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, reunindo cerca de 630 atletas, procedentes da grande São Paulo, cidades do interior do estado de São Paulo e de outros estados.
     No Campeonato Feminino, em sua 23ª edição,  concorreram 23 equipes de kooreisha, constituídas de atletas com idade superior a 70 anos, e 30 equipes de soonen, sem restrição de idade.  Na 13ª edição do Camponato Masculino, concorreram 32 equipes de kooreisha e 38 de soonen.
     A cerimônia de abertura conduzida pelo vice-presidente Seizi Oga teve início às 9 horas do dia 8 com a presença de diretores da UCGB e autoridades convidadas, entre as quais o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, Heitor Sertão, subprefeito do Jabaquara, Elzo Sigueta, representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa,  Sadao Onishi, representante da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Masao Suzuki, diretor da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S.A. e Jorge Miyahira, representante do vereador Jooji Hato.
     Após a declaração de abertura feita pelo vice-presidene da UCGB, Nicolau Hirata, seguiram-se os procedimenos de praxe e a devolução de taças transitórias feitas pelos representantes das equipes campeãs de 2006, respectivamente, equipe feminina de Saúde e a equipe masculina de Cotia.
     Toru Hondo, presidente da entidade promotora, deu boas-vindas a todos os atletas e agradeceu a presença de convidados.  Fizeram uso da palavra também os representantes das entidades, o subprefeito Heitor Sertão e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
     Vinte e um atletas mais idosos participantes das competições foram homenageados e receberam mimos das mãos das autoridades. Os homenageados foram: Kenji Hatai (100, Casa Verde), Koyei Assato (98, Casa Verde), Nobuo Miyamoto (95, Mizuho), Naomi Ogassawara (92, Butantã), Keizo Alikava (89, Wakasa), Seiitsu Imagawa (89, Ibirapuera), Zenichi Kojima (89, Saga ),  Hideo Takano (88 (Saúde),  Shigueo Takagui (88, Liberdade),  Takao Yoshino (88, Matilde),  Ayame Miyamoto (87, Saga), Kisato Imamura (87, Saga),  Shiguehisa Matsuno (87, Butantã),  Yemi Miyaji (87, Taboão), Yoshio Shimomura (87, Coopercotia),  Hideyuki Suzuki (86, Saga),  Mitsuharu Kondo (Paulista), Shigueo Takayama (86, Matilde),  Taketo Haneda (86, Ibirapuera), Yukitaka Enoki (86, Paulista) eYushichiro Fukai (86, ABC).

Houve recomendações a respeito de regras e normas de conduta feitas pelo diretor de arbitragem, Hatiro Honda, assim como esclarecimentos sobre o esquema de jogos feitos pelo diretor técnico, Teruo Tagomori.  O juramento dos atletas foi feito pela representante Masuko Haraguchi da equipe de Saúde.  Por fim, todos os convidados tiveram a oportunidade de testar sua habilidade nas tacadas iniciais, utilizando gates ligeiramente maiores do os habituais que têm 20 cm de largura.
     Às dez horas, conforme programado, iniciaram-se as competições da fase preliminar, simultaneamente, nas 16 quadras disponíveis no estádio. Foram doze rodadas no primeiro dia, e, no dia seguinte, duas rodadas para a escolha das equipes vencedoras de cada quadra e a fase de tournament, de eliminatória, até chegar à vencedora final.
     Os resultados foram conforme seguem. Na categoria kooreisha-feminina, venceram as equipes de Ibirapuera C (campeã), Saúde (2º lugar), Ibirapuera B e Coopercotia (3º lugar),  e, na categoria soonen, Saga A (campeã), Nippon A (2º lugar), Saga D e Curitiba A (3º lugar).  Na categoria kooreisha-masculina, os vencedores foram  Ibirapuera A (campeão), Butantã (2º lugar),  Saga C e Carrão Kyoyu (3º lugar), e, na categoria soonen-masculina, Nippon A (campeão), Ribeirão Preto A (2º lugar) Curitiba A e Nippon C (3º lugar).    A campeã geral do Campeonato Feminino foi a equipe soonen de Saga A composta de jogadoras Yuriko Okuyama (capitã), Yoshiko Ido, Tomoko Nakajima, Tereza Kamimura e Mitsuko Fukushima, enquanto a campeã geral do Campeonato Masculino foi a equipe kooreisha do Ibirapuera composta de jogadores Kanto Kamei (capitão), Paulo Ocimoto, S. Matsuura, Seiitsu Imagawa e Hiroshi Tanno.