Home Notícias Fale Conosco
Notícia
12 de Setembro de 2007

DIA DE GATEBOLISTA

A União dos Clubes de Gateball do Brasil promoveu , no dia 29 de julho, um Torneio de Gateball para comemorar o Dia de gatebolista.
     Dia 27 de julho é o Dia de gatebolista que foi criado pela Prefeitura de São Paulo, através da Lei nº 11.385, publicada no D.O. de 27 de julho de 1993, baseado no Projeto apresentado à Câmara dos Vereadores pelo então vereador Ushitaro Kamia.
     Todos os anos, sua comemoração foi feita por ocasião da realização do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de Gateball, sempre no mês de julho.  Porém, a partir deste ano, a diretoria da UCGB decidiu comemorá-lo no domingo mais próximo do dia 27 de julho e independentemente do Campeonato de Seleções.
     A festa comemorativa teve início às oito horas, no Estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, com a tradicional cerimônia de abertura com o desfile de cerca de 420  atletas, integrantes de  82 equipes, 41 de kooreisha e 41 de soonen,  a declaração de abertura feita  pelo vice-presidente Nicolau Hirata e a saudação do presidente Toru Hondo.
     Estiveram presentes para prestigiar o evento diversas autoridades, entre as quais  deputado federal Arnaldo Faria de Sá,  vereador Ushitaro Kamia, subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão, e diretor do Centro Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa,  José Carlos A.Faraj.    
     Na ocasião, o vereador Kamia prestou homenagem a dois gatebolistas que mais se destacaram, nos últimos anos, na divulgação de gateball junto à comunidade nipo-brasileira, entregando-lhes quadros que registram a publicação da Lei nº 11.385, no Diário Oficial do dia 27 de julho de 1993.   Os contemplados foram Nicolau  Hirata e Teruo Tagomori, respectivamente vice-presidente e diretor técnico da UCGB.
     Nas competições, as equipes do Nippon Country Club de Arujá, formadas por jovens atletas, mostraram especial desempenho, conquistando como sempre as melhores classificações.
     Os resultados gerais foram, na categoria kooreisha – acima de 70 anos: campeão – Piedade,  2º colocado – Cotia,  3º colocado – Paulista E,  4º colocado – Ibirapuera A e 5º colocado – Ibirapuera C.  Na categoria soonen,  campeão – Nippon A,  2º colocado – Nippon E,  3º colocado – Fernão Dias A,  4º colocado – Saúde e 5º colocado – Caucaia B.
     As taças e medalhas, foram oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados