29 de Abril de 2005

Campeonato Brasileiro de Gateball

O 23° Campeonato Brasileiro de Gateball foi realizado, nos dias 23 e 24 último, no estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Ryuzo Ogawa, sito à Av. Leonardo da Vinci, 1551, Jabaquara, São Paulo, com a participação de 236 equipes. Este campeonato que constitui o maior evento gatebolístico do ano é promovido, cada ano em cidade diferente, sob a promoção da União dos Clubes de Gateball do Brasil, em parceria com a Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S.A.
A cerimônia de abertura foi iniciada exatamente às 9 horas, logo após a entrada dos atletas no campo, com as palavras de abertura do vice-presidente da UCGB, Nicolau Hirata. Seguiram-se um minuto de silêncio em homenagem aos companheiros falecidos, hasteamento das bandeiras, devolução das copas transitórias e estandarte pelos vencedores do 22° campeonato e juramento dos atletas feito pelo seu representante João Touma, da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto. Ainda, 16 atletas mais idosos, acima de 88 anos, foram homenageados.
Toru Hondo, presidente da UCGB, ao saudar o público presente, enalteceu a importância desse evento para promover integração e confraternização de gatebolistas de todo o Brasil. Fizeram, ainda, uso da palavra o Cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Giro Maruhashi, o presidente Kokei Uehara da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Massao Suzuki, representante da entidade promotora São Paulo Shimbun, o vereador William Woo e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. No final da cerimônia, as autoridades presentes participaram da tradicional tacada inicial de bolas.
As competições foram desenvolvidas em três categorias de atletas, diamante (acima de 72 anos), ouro (acima de 60 anos) e prata (sem restrição de idade), utilizando no total de 30 quadras.
Os vencedores foram, na categoria diamante, Campo Grande (campeão), Carrão Kyoyu-D (vice-campeão), Rio-Itaguaí e Pereira Barreto (3° lugar), na categoria ouro, Carrão Kyoyu-B (campeão), Cumbica (vice-campeão), Curitiba-A e Tozan-A (3° lugar) e , na categoria prata, Kyuyu-A (campeão), Kyuyu-B (vice-campeão), Mogi Mirim e Embu (3° lugar), que receberam troféus e medalhas, além de farta premiação.
A equipe de Recife, liderada pelo Takeshi Komuro, foi alvo de homenagem especial, durante a cerimônia de encerramento, por ser procedente da cidade mais distante e, também, pela sua primeira participação do Campeonato Brasileiro.