Home Notícias Fale Conosco
Notícia
06 de Julho de 2007

Torneio de gateball para os árbitros

     O Torneio Brasileiro de Gateball para os árbitros é realizado todos os anos, nessa época, e tem por objetivo, além da competição propriamente, fazer reciclagem de conhecimentos sobre técnicas de arbitragem, sob a orientação dos membros do departamento de arbitragem da UCGB.
     No dia 10 de maio, a União promoveu a 6ª edição do encontro de árbitros, tendo como orientadores os árbitros Hatiro Honda,  Seijiro Nagata, Yuriko Okuyama, Helena Honda, Tadashi Tagomori e Seizi Oga.
     Na sessão de abertura, o presidente Toru Hondo enfatizou a importância de boa arbitragem para conduzir os jogos  com imparcialidade e harmonia.  Disse também sobre o Torneio Internacional de gateball de 2008, comemorativo do Centenário da imigração japonesa no Brasil, quando a UCGB estará recebendo  atletas de vários países do continente americano e do Oriente, e daí a necessidade de intensificar os treinamentos e aprimorar a técnica de arbitragem dos árbitros brasileiros.
     Com a participação de 160 árbitros,  32 equipes foram formadas por sorteio, exceto os capitães que foram indicados previamente.  Nas primeiras seis rodadas de jogos, sempre no início, eram feitas as cerimônias, como mandam as normas de gateball, com inspeção de equipamentos e identificaçáo de jogadores.  Em todas as partidas, a atuação de três árbitros era acompanhada pelos orientadores para corrigir os eventuais erros cometidos quanto aos gestos e posicionamentos de árbitros na quadra.
     A opinião geral dos orientadores foi de que, de modo geral, há necessidade ainda de muito treinamento, em especial, de posicionamento coordenado dos árbitros A e B, conforme a movimentação de bolas.
     As classificações das equipes, nas competições, foram como seguem:  campeã – Mario Maruyama, vice-campeã – Massao Mori,  3º lugar – Hiroko Honda,  4º lugar – Makoto Watanabe, 5º lugar – Toshinori Watanabe,  6º  Hideo Ishikawa, 7º lugar – Aya Fujizawa,  8º lugar – Nicolau Hirata, 9º lugar – Júlio Kamimura e 10º lugar – Yoshinovo Umekita.
     Os integrantes das três primeiras equipes foram:  1) Mario Maruyama, Hiroshi Sakugawa, Toyoko Tengan, Shinichi Masuda e Kiyoshi Kodama; 2) Massao Mori, Chizuko Tanaka, Shigueyuki Shibuya, Junko Goto e Kisuke Tanaka; 3) Hiroko Honda, Tomoko Nakajima, Emiko Okai, Mitsuko Kogagura e Yoshio Shimomura.



« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados