Home Notícias Fale Conosco
Notícia
05 de Junho de 2007

Torneio Rengô-hai

O Torneio Rengô-hai foi iniciado em 1990, por decisão da diretoria, e vem sendo realizado anualmente nas Regionais da União dos Clubes de Gateball do Brasil, distribuidas  por todo o território brasileiro.  Os principais objetivos do Torneio Rengô-hai são: a) levar para as cidades distantes de São Paulo um torneio oficial da UCGB, a fim de proporcionar oportunidade de participar de jogo oficial, pelo menos uma vez ao ano, aos que têm dificuldade de se locomover; b) enviar diretores da UCGB ao local do Torneio, para que estes promovam intercâmbio com  atletas e dirigentes das entidades locais.
     A programação desses torneios é feita de comum acordo entre a UCGB e as próprias regionais. Mesmo assim, há meses em que há Rengô-hais, simultaneamente, em várias regionais, enquanto há meses em que não há nenhum. Neste mês de maio, por exemplo, teve agendamento para realização do Rengô-hai nas seguintes regionais: Alta Araraquara, Paraná I,   Paraná II,  Paraná III,  Rio de Janeiro e Sudoeste.

Guarulhos. O 18º Torneio Rengô-hai da Regional Seitô aconteceu no dia 7 de abril, nas quadras do Cumbica Gateball Clube, em Guarulhos. Além das 25 equipes da regional, 11 de kooreisha e 14 de soonen, participaram também duas equipes formadas pelos diretores da União dos Clubes de Gateball do Brasil, como convidadas especiais.
      O presidente da Regional Seitô, Teruo Tagomori, esclarece que “a finalidade desse convite é de propiciar estreito intercâmbio entre os membros da Associação, jogadores e dirigentes, e o  pessoal da diretoria da UCGB.”
     Nas competições, as melhores classificações foram obtidas pelas equipes de Matilde A (campeã), Rengô (2º lugar), Cumbica e Itaim (3º lugar), na categoria kooreisha, as equipes de Kyuyu B (campeã), Kyoyu A (2º lugar) e Kyuyu C (3º lugar), na categoria soonen.

Bragança Paulista.  A Regional, sob o comando de Seijiro Nagata, realizou no dia 8 de abril, domingo, o seu 13º Torneio Rengô-hai, reunindo 11 equipes, seis de kooreisha e 5 de soonen, na cidade de Bragança Paulista.
     Após a cerimônia de abertura de praxe, as competições foram iniciadas às 8:45 horas, seguindo o esquema de quatro jogos por equipe, na fase preliminar, e, em seguida, tournament entre as quatro equipes classificadas, duas de kooreisha e duas de soonen.  Os vencedores, na categoria kooreisha, foram Bragança 2 – campeão e Estância – vice-campeão e, na categoria soonen, Atibaia – campeão e  Bragança – vice-campeão.

Londrina.  A Regional Paraná II realizou, no dia 6 de maio, o 18º Torneio Rengô-hai, com a participação de quatro equipes de kooreisha, acima de 70 anos, e sete equipes de soonen, com idade variável de 50 a 69 anos.
     Durante a cerimônia de abertura, teve a saudação do presidente da Regional, Tsuneo Hashimoto, seguida pelas palavras do representante da UCGB, Seijiro Nagata.
     No esquema de cinco jogos por equipe, os resultados foram: Ibiporã A  -  campeão, Londrina Central A (soonen) – 2º lugar,  Cornélio Procópio – 3º lugar  e Londrina Central A (kooreisha) – 4º lugar.

Maringá.  A Regional Paraná III realizou, no dia 20 de maio, seu 18º Torneio Rengô-hai, reunindo 21 equipes nas quadras cobertas da Associação Cultural, Esportiva de Maringá.
Na cerimônia de abertura, sob apresentação de Tereza Horita, falaram o presidente da Regional III, Munetaka Matsubara, o vice-presidente da ACEMA, Miguel Iwamoto, e o representante do Rengô, Seizi Oga, que foi acompanhado pelo diretor-tesoureiro do Rengô, Yasuyuki Kuroba.
     As equipes da categoria dos idosos (kooreisha, acima de 68 anos) jogaram  quatro vezes, enquanto as da categoria sem restrição de idade (soonen) fizeram 5 jogos, cujos resultados foram conforme  seguem:  na kooreisha, Nova Esperança – 1º lugar, Campo Mourão – 2º lugar,  Maringá 2 – 3º lugar;  na soonen, Maringá 6 – 1º lugar,  Sarandi 2 – 2º lugar e Loanda 2 – 3º lugar.

Curitiba.  O Torneio Rengô-hai da Regional Paraná I aconteceu, no dia 20 de maio, nas quadras da Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba.
     Na cerimônia de abertura, sob coordenação de Nelson Mori, falou, inicialmente, o presidente Ikarimoto, da Associação de Gateball de Curitiba, seguido pelas saudações de  Toshinori Takamura da União dos Clubes de Gateball do Brasil, e de Giro Masuda, presidente da Regional Paraná I.
     Conforme relata Takamura, representante  da UCGB,  o Torneio transcorreu bem, sem nenhum problema de ordem disciplinar, exceto ausência da equipe campeã de 2006 que impossibilitou a entrega do troféu transitório à equipe vencedora deste ano.
     A classificação final foi: Curitiba A – 1º lugar,  Curitiba B – 2º lugar,  Paranaguá A (3º lugar) e  Curitiba E – 4º lugar.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados