30 de Março de 2007

Diretoria do Rengô visita São José do Rio Preto

No ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil, o 25º Campeonato Brasileiro de Gateball de confraternização será realizado em São José do Rio Preto, a cerca de 440 km da capital.
Para instruir os dirigentes das entidades organizadoras, Regional Alta Araraquara e ACENB-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de S.J.Rio Preto, e  para fazer acertos na programação do Campeonato Brasileiro, 16 membros da diretoria da UCGB,  Toru Hondo (presidente), Nicolau Hirata, Seizi Oga, Haruo Tanisaki, Yocio Mizuno, Hatiro Honda, Toshinobu Takamura, Yuriko Okuyama, Tizuru Saito, Seijiro Nagata, Hideharu Kunitake, Hideo Matsuoka, Júlio Kamimura, Hiromi Ishikawa, Hiroko Honda e Yoshiko Ido estiveram naquela cidade, nos últimos dias 10 e 11 de março. Acompanharam a comitiva o representante da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S.A., Atusi Kohara, e mais sete elementos, dos quais cinco participaram do XVI Campeonato de Gateball “19 de Março”. Como representantes das entidades locais, estiveram presentes o presidente da ACENB, Alberto Sakakibara, o diretor do departamento de gateball, Yoshimi Hanaoka, o presidente da Regional Alta Araraquara, Osvaldo Tamagawa, além de outros 12 diretores.
A reunião ocorreu na sede da ACENB, às 15 horas do dia 10 e foi decidido que o 25º Campeonato Brasileiro de Gateball será nos dias 19 e 20 de abril de 2008, tendo como local o Clube de Campo da ACENB.  Como sempre, serão três as categorias de jogadores, prata sem restrição de idade,  ouro para 60 anos ou mais e diamante para 72 anos ou mais. A data limite para inscrição será 10 de março de 2008.
Os promotores serão a União dos Clubes de Gateball do Brasil e a Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S.A. e os organizadores serão a ACENB-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São José do Rio Preto e a Regional Alta Araraquara.
Na noite de sábado, houve uma calorosa recepção aos atletas com delicioso jantar, num restaurante à beira de um lago, situado na periferia da cidade e, no dia 11, quatro equipes, duas de veteranos e duas de jovens, constituídas de diretores do Rengô e seus acompanhantes participaram do XVI Campeonato de Gateball “19 de Março”, evento que comemora todos os anos o aniversário da cidade.   A equipe de jovens, formada pelos jogadores Yuriko Okuyama, Hatiro Honda, Yocio Mizuno, Hiroko Honda, Tizuru Saito e Carmen Takamura,  obteve o primeiro lugar, disputando o final com a forte equipe de Kyuyu. O jogo, totalmente dominado pelo Kyuyu até os últimos minutos, sofreu uma virada com o lance espetacular de Okuyama da equipe do Rengô.