26 de Setembro de 2006

Campeonatos Brasileiros Masculino e Feminino

O 22º Campeonato Brasileiro de GB Feminino e o 12º Campeonato Brasileiro de GB Masculino da União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB), ocorridos nos dias 9 e 10 setembro, reuniram, no Estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa de Jabaquara, cerca de 650 atletas que vieram em busca de títulos de campeões brasileiros de 2006, nas suas respectivas categorias.
Os dois campeonatos foram desenvolvidos simultaneamente, ambos divididos em duas categorias, kooreisha para atletas acima de 70 anos e soonen sem restrição de idade.
A cerimônia de abertura teve início às 9 horas, logo após o desfile dos juízes oficiais e dos atletas diante das autoridades presentes.  Entre estas estavam o presidente Toru Hondo da UCGB, os representantes do Bunkyo, Akio Ogawa, da Empresa Jornalística São Paulo-Shimbun, Masao Suzuki, o presidente de Honra do Conselho Deliberativo da UCGB, Arnaldo Faria de Sá, e o vereador Jooji Hato.
Teve saudação do presidente Hondo e de alguns de seus convidados, assim como tradicionais devolução das taças transitórias e o juramento feito pela Yasuko Nishihara, representante de todos os atletas.
No primeiro dia, realizaram-se competições preliminares, onde foram classificadas as equipes que disputaram a fase de tournament, no esquema de eliminatória simples, até chegar à equipe campeã.
As equipes vencedoras foram conforme seguem.
Feminina/kooreisha: Campeã – Saúde, vice-campeã – Paulista C,  3ª colocadas – Suzano e Paulista A.
Feminina/soonen: campeã – ABC (CCOB) B, vice-campeã – Carrão Kyoyu B, 3ª colocadas – Ribeirão Preto A e Nippon Country.
Masculina/kooreisha: campeã – Cotia, vice-campeã – ABC (Mizuho), 3ª colocadas – Matilde B e Carrão Kyoyu A.
Masculina/soonen: campeã – Goiânia A,  vice-campeã – Kyuyu A, 3ª colocadas – Saúde e UCEG.
Na avaliação geral, a equipe campeã da divisão feminina foi de Saúde formada pelas atletas Masuko Haraguchi, Mineko Shigueoka, Kimi Kubota, Kiyoka Kita e Riyoko Endo, enquanto a equipe campeã da divisão masculina foi de Cotia que jogou com Yuichi Ishida, Yukoo Kosaka, Kiyossi Buno, Massakazu Yassui e Teruaki Yassui.
Os jogos transcorreram sem incidentes graves, dentro de um clima de harmonia e muita disciplina.  A equipe masculina de Goiânia, campeã da categoria soonen, foi particularmente elogiada por várias pessoas que assistiram aos jogos, pela demonstração de disciplina e habilidade técnica.