23 de Agosto de 2006

São José dos Campos conquista o título de campeão

O 14º Campeonato Brasileiro de Seleção Regional realizado pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, nos dias 29 e 30 de julho, teve um desfecho interessante, com a vitória da equipe de São José dos Campos, da regional Vale do Paraíba, sobre a forte equipe de Kyuyu que era considerada por muitos como a favorita.
As competições foram realizadas nas quadras do Estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, da prefeitura de São Paulo, com a participação de 128 equipes, das quais 56 eram da categoria kooreisha (acima de 70 anos) e 72 da categoria soonen (sem restrição de idade).
A primeira fase da competição foi classificatória, quando as equipes distribuídas em grupos pequenos disputaram entre si e somente as melhores passaram para a segunda fase, tournament, onde as perdedoras foram sendo eliminadas,  até chegar à equipe vencedora.  Neste campeonato de título, todas as equipes passaram previamente por torneios seletivos, no âmbito de suas respectivas regionais.
Mesmo com a manhã fria e garoas intermitentes, a cerimônia de abertura foi iniciada às oito horas com o desfile dos juízes oficiais e dos atletas que adentraram o campo e se alinharam diante das autoridades presentes. As palavras de abertura foram pronunciadas pelo vice-presidente Nicolau Hirata, seguidas por um minuto de silêncio em memória dos companheiros falecidos.  Efetuados o hasteamento das bandeiras e a devolução do estandarte e troféus transitórios, o presidente Toru Hondo fez sua saudação, dando boas-vindas a todos.  Na ocasião, foram homenageados 19 atletas acima de 86 anos de idade, conferindo-lhes certificados especialmente oferecidos pela Câmara Municipal de São Paulo, por intermédio do vereador Ushitaro Kamia.
Diversas autoridades convidadas estiveram presentes para prestigiar o evento, entre as quais, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, vereadores de São Paulo Ushitaro Kamia, Jooji Hato e Aurélio Nomura, vereador de Campinas Luis Yabiku,  representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Tomio Katsuragawa,  representante da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Sadao Onishi,  representante da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil, Ichio Amadatsu,  diretor Superintendente do Banco Sudameris, Orídio Shimizu,  representante da Secretaria Municipal de Esportes, Francisco Moreira,  representante da Empresa Jornalística São Paulo-Shimbun S.A., Nobuko Kojo, e  representante da Associação C.E. Piratininga, Elzo Sigueta.
Os classificados nas competições foram os seguintes: na categoria kooreisha, campeão – Casa Verde B,  vice – Matilde A,  3º colocados – Saúde A e Carrão Kyoyu A,  5º colocados – Pilar do Sul, Itu, Itaim Paulista e Matilde B;  na categoria soonen,  Campeão – São José dos Campos,  vice – Kyuyu B,  3º colocados -  Saga A e  Araguari,  5º colocados – ABC (CCOB-A), Campo Grande E, Guapiara e Cafelândia.   O título de campeão geral, por maior número de pontuações conquistado, foi atribuído à equipe de São José dos Campos, da categoria soonen, composta de seguintes atletas: Mitsuhiro Yoshida, Satoshi Iwamoto, Firoshi Yoshida, Ricardo Shibata, Harumi  Mimura, Hideo Wakugawa, Yoshihiko Mimura e Seiyu Wakugawa.